quinta-feira, 31 de março de 2011

Castro do Zambujal

Olá exploradores!


Aqui vos deixamos um post sobre o Castro do Zambujal com algumas informações e fotografias tiradas pelo grupo.



Localiza-se na bacia hidrográfica do Rio Sizandro, próximo da cidade de Torres Vedras. As suas origens remontam ao Terceiro Milénio a.C., no início da Idade do Cobre. A sua descoberta foi feita pelo arqueólogo torriense Leonel Trindade. Vários trabalhos arqueológicos identificaram a existência de diversos períodos de ocupação repartidos por cinco fases principais.

Nos meados do terceiro milénio, a fortaleza foi renovada com a construção de novas torres. Próximo do final do terceiro milénio a. C., o Castro do Zambujal terá sofrido uma catástrofe natural que o destruiu, reaparecendo este povoado em plena Idade do Bronze (1500-1000 a. C.).

A sua nota mais saliente prende-se com a restrição da área circundada pelo sistema defensivo, com a consequente diminuição populacional.


5 comentários:

  1. sou de torres vedras e ja visitei o CASTRO DO ZAMBUJAL que é um local a visitar eu aconcelho a todos os que queiram a irem porque é LINDO e que nos ajudei a fazer dele PRATIMÓNIO MUNDIAL para o qual já foi NOMEADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens toda a razão é lindo e acrescento a todos os interessados a visitarem toda a cidade de TORRES VEDRAS porque vão adorar. Eu cá adoro a minha cidade.
      P.S. E não se esqueção de provar os deliciosos pasteis se feijão.

      Eliminar
  2. bom eu tenho dado essa materia agora na escola e acho que vou aceitar o vosso conselho e visitalo tambem vou ajudar a fazer dele parimonio mundial e vou provar os famosos pasteis de feijao.

    ResponderEliminar
  3. acabei agora de chegar a Lisboa e nem adivinham de onde vim, eu vim do CASTRO DO ZAMBUJAL e tambem provei os FABULOSOS pasteis de feijao de que todos falam por la estes pasteis DEVIAO SER UMA DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  4. so para ke saibam no pavilham multiusos em torres vedras esta a decorrer as festas da cidade onde se esta tambem a vender pasteis de feijao mas se kiserem ir as tasquinhas VISITEM A DA SILVEIRA e do melhor que ha. no dia 11 de novembro tambem vai decorrer no mesmo local a final das miss vendimas

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário